terça-feira, 9 de novembro de 2010

ACTOR - Associação Circuito Turístico Oeste Rios presta contas e já discute ações para 2011‏

Realizada na Segunda-feira, 8 de Novembro de 2010.

A Associação Circuito Turístico Oeste Rios (Actor), que compreende 10 municípios do Pontal do Paranapanema, sendo eles Iepê, Martinópolis, Panorama, Paulicéia, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Rancharia, Rosana, Santo Expedito e Teodoro Sampaio, realizou na tarde desta segunda-feira (08/11), na sede da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), em Presidente Prudente, reunião ordinária para prestação de contas referentes ao ano de 2010. Na ocasião, as ações previstas para 2011 também foram tratadas entre os presentes.
O presidente da Actor e prefeito de Panorama, José Milanez Júnior ‘Ting’ (PSDB), disse que a entidade vem constantemente participando de tratativas com o governo do Estado, visando fomentar o turismo na região. “A associação foi constituída no ano de 2010 e a gente continua fazendo as tratativas junto ao governo na questão de estâncias, também a formação do Comtur [Conselho Municipal de Turismo] em cada município associado, para que possam estar realizando melhor os trabalhos e a realização de eventos, seja de náutica, pesca, lazer e esporte. Além disso, temos tentado parceria com a iniciativa privada”, adianta.
Neste ano, enumera ele, a Actor promoveu o lançamento do catálogo Circuito Oeste Rios em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) e participou da Bienal do Livro, em São Paulo. Na reunião de hoje, o Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, também foi discutido com os representantes dos municípios, de forma a fazer com que os prefeitos incentivem empresas privadas a aderirem o cadastro.
O presidente da Unipontal e prefeito de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo, acrescenta que os 10 municípios que compõem o Circuito Turístico Oeste Rios têm potencial turístico para serem beneficiados com recursos da esfera estadual. “A maioria são banhados com represas, lagoas, rios. Temos Santos Expedito que tem o turismo religioso e Prudente com o turismo do comércio. Então a importância é todos estarem juntos para alavancar recursos para a região, porque o turismo no nosso modo de ver é fator importante para geração de emprego e renda na região.
Ele completa salientando que o potencial turístico da região é vasto, e que por isso reuniões têm sido viabilizadas com o objetivo de fazer com que cidades se tornem legalmente estâncias turísticas. Atualmente só temos Presidente Epitácio que é estância. Diante disso, estamos pedindo para que o governo faça uma revisão nas estâncias, e que isso seja feito a cada dez anos pelo menos, para ver se aquela cidade realmente está investindo no turismo, ou se simplesmente o turismo ali morreu e o governo está mandando apenas o recurso. Por isso essa união dos municípios passa a ser importante para que o circuito possa realmente ser concretizado”, encerrra. (Fotos – Olímpio Moura)


Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário